5 DICAS PARA ELABORAR SEU TCC

Quinta, 14 de Outubro de 2021

5 DICAS PARA ELABORAR SEU TCC

 

A Faculdade Supremo exige a produção de um TCC para os alunos, mas essa etapa não precisa ser tão traumática como dizem por aí. Pensando nisso, separamos 5 dicas para todos aqueles que estão vivendo (ou viverão) essa experiência.

 

Escolha um tema pelo qual você realmente se interessa!

Algumas pessoas dizem que escolher um tema de TCC é como escolher uma música para ser o toque do despertador do celular: se você optar por alguma que gosta muito, acabará deixando de gostar com o passar do tempo. Isso é um grande mito! Justamente pelo tempo extenso que um TCC demanda, escolher um assunto com o qual você tem afinidade certamente é a melhor opção. Se estudar algo que gostamos já é difícil, dedicar nossas horas a algum assunto que não nos interessa é mil vezes pior.



Reflita antes de escolher um TCC em grupo

Trabalhos em grupo podem ser bem difíceis, por isso, antes de decidir fazer seu TCC junto com outros colegas, reflita bastante e pese os prós e os contras para não ter nenhum arrependimento no futuro.

 

Faça um cronograma (isso vai te salvar!)

O TCC tem a particularidade de ser muito mais livre que os outros trabalhos da faculdade. É você quem escolhe o tema, a forma como apresentar e, respeitando os prazos, quando irá apresentar. Mas com essa tal liberdade... também vem a necessidade de ter atenção redobrada com a organização, evitando a tendência natural de deixar para última hora. Ouça o EP do Supremo Cast sobre procrastinação.

 

Pense e se prepare para a sustentação oral

Reserve um bom tempo para pensar na sua banca, planeje com antecedência o que você quer dizer e pratique a sua fala. Se optar por usar slides, escreva-os com antecedência, revise a ortografia e garanta que eles sejam, de fato, interessantes. Dica: roteiro com palavras-chaves de cada tópico.

 

Defina o objetivo do seu TCC

Muitas pessoas fazem o TCC apenas para pegar o diploma, mas aqui vai um aviso: na hora de escrever e apresentar o seu trabalho, você deve ter outros objetivos, que, a longo prazo, serão até mesmo mais importantes que a nota atribuída pela banca. Seja qual for o seu curso e o seu tema, o seu TCC pode virar algo muito maior do que apenas um trabalho da faculdade. 

 

Agora faça o seu melhor!

 

 

 

Categorias